Ambientes vivos e com alma: dicas para deixar a sua decoração com a sua cara e aconchegante!

 

Decorar a sua casa nova não é fácil, não é mesmo? Escolher a cor, ou as cores das paredes, luminárias, móveis, revestimentos e tantos outros itens que compõem o resultado final tão esperado.

Entretanto, aquela sensação de que o ambiente ficou frio ou sem aconchego é uma reclamação bem típica dos clientes quando chegam nos escritórios de arquitetura ou nas lojas de decoração. Diante desse caso, o que fazer?

Esse problema típico decorre, usualmente, da falta de equilíbrio nas escolhas dos elementos do ambiente. Por exemplo: no campo da iluminação, aposte em iluminação com temperatura de cor mais amarelada – entre 2400K e 3000K –, além de iluminação indireta e das luminárias de mesa e de piso; para os acabamentos e revestimentos, aposte em elementos naturais, como madeira, pedra, e tecidos rústicos; e a mais importante dica é: o seu ambiente precisa ter a sua cara!

Arquitetos e decoradores conhecem bem aquela ansiedade do cliente no final da obra, em querer que o ambiente seja entregue pronto, acabado! Faço-me explicar melhor, o cliente quer que o ambiente decorado esteja igual a capa da revista, ou do Pinterest. Composto e adereçado com todos os seus elementos decorativos, como quadros e vasos. A princípio, é fundamental que o ambiente seja previsto com seus elementos básicos, como a exemplo dos itens estruturantes do ambiente para usabilidade, conforto e racionalidade, como a parte civil, a iluminação e os móveis. Os itens secundários, como os tapetes, quadros, vasos e quaisquer enfeites, é interessante que seja incorporado aos poucos pelo próprio usuário do espaço. Assim, aos poucos, o ambiente estará carregado da identidade e da história de vida dos que dele se utilizam. 

Dadas essas dicas, é importante dizer que é fundamental que a elaboração do seu ambiente seja assessorado, liderado e executado por um arquiteto com experiência em interiores ou então, por um designer de interiores experiente. Pois, eles trazem uma vasta bagagem de conhecimento e repertório, para que o resultado final conjugue em harmonia todos os elementos chaves da decoração: circulação, iluminação, acabamentos, tons da pintura, acabamentos dos móveis, tecidos do sofá e almofadas, dentre todos outro itens concernentes ao resultado desejado pelo cliente na decoração. E o melhor de tudo, com aconchego!
Confira os ambientes a seguir, eles estão carregados de vida e personalidade. Insprire-se!




Fonte das imagens: (12) Pinterest. [s.d.]. Disponível em: https://br.pinterest.com/. Acesso em: 13 jan. 2021.
Texto: Carlos Camargo, 2021.